domingo, 28 de fevereiro de 2010

O preço da água

Da ultima vez que fui ao Pingo Doce o garrafao de 5 litros de agua do Luso custava  €1,30.
O meu colega do escritório trás almoço de casa, mas todos os dias compra uma garrafita de agua de 0,5L num café por 0,80€ para acompanhar a refeição.
Se optar por comprar uma de 1L custa-lhe € 1,50.
Quando vou ao restaurante almoçar e peço uma garrafa de agua de 0,50L custa-me €1,00.
Se estiver na praia e tiver sede  ou no cinema, a mesma garrafa de 1/2 litro custa-me €1,50.
Lavar o carro numa jetwash custa-me á volta de 4/5 €.
Quanto custa o m3 de agua? Em Cascais é bastante cara, pois o meu pai mora na linha e já me mostrou a conta. O pior da factura é a taxa de tratamento de esgotos e residuos sólidos.
Aqui na Arruda dos Vinhos a água é carissima, basta olhar para a factura e uma pessoa passa-se!

Será que eu hoje não tenho mais nada para escrever senão sobre a água?
OK! Vou falar de obras e construções...

Cada saca de cimento custa entre 3 a 4 euros. Um empreiteiro por dia custa entre 50 a 70 euros por dia. Um canalizador é um pouco mais caro.
Se eu quiser fazer uma obra tenho que pedir autorização á Camara Municipal, apresentar um projecto assinado por um qualquer engenheiro que me cobra o trabalho, pagar á camara as tarifas da licença da obra , deslocações de tecnicos e as minhas deslocações, além da perda de tempo.

Será que eu hoje não tenho mais nada para escrever senão sobre obras?
OK! Vou juntar a água e as construções e tenho uma area de serviços para autocaravanas....

Cada municipio ou parque de campismo que constrói uma area de serviço para autocaravanas (AS, ESA, o que lhe queiram chamar), gasta no minimo € 2.000 a €4.000 na sua construção. Isto sem serem aquelas que já vêm feitas(cogumelos), essas são mais caras.
Têm que pagar a taxa da água, dos esgotos e dos residuos sólidos. Têm que custear a manutenção do local e ainda mantê-lo limpo. Têm pagar ao empregado que toma conta do local.

Qualquer autocaravana que se compre com menos de 10 anos não custa menos de € 20.000. Aliás, a maioria das autocaravanas que se vendem hoje em dia nas marcas, são as mais caras, sempre para cima de 50.000 euros!

Se eu for de Wolkswagen passear ou fazer férias para qualquer ponto do país pago: hotel, restaurante, combustivel, portagens, cafés,compro revistas, roupas, docinhos para trazer aos amigos e mais umas coisitas que me esqueci de levar...
Não me lembro de algum municipio me ter oferecido uma lavagem grátis ao meu carro!!!


Será que ainda há quem pense que todas as ASs deviam ser de borla? Será que se tivermos de pagar €3 a €4,00 pela utilização de uma area de serviço para autocaravanas deixamos de lá ir e gastamos mais 50km de gasoleo para ir a uma que seja de borla? Será que somos assim tão pobrezinhos?

Podiamos comprar ACs mais baratas. Comprar rádios a pilhas na loja do chinês para ouvir uma musiquinha em vez de auto-radios com cd's,dvd's, e sorrounds. Comprar um mapa das estradas em vez de GPS. Pedir ao pendura para ajudar na manobra de estacionamento em vez de comprar uma camara de recuo. Ouvir as noticias no radio em vez de comprar um portatil para ver a net dentro da AC. Já nos sobrava bateria e não teriamos de comprar paineis solares, isto para não falar em geradores que fazem calor e nos obrigam a pensar em ar condicionado.
Com tanta poupança dáva para pagar muitas idas a ASs que não são á borla e assim não ir fazer despejos ao pinhal!!!
Boa tarde e saudações autocaravanistas

Sem comentários: