sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Carta enviada Jornal Barlavento e resposta recebida

Enviada: quinta-feira, 4 de Fevereiro de 2010 00:01
Para: filipeantunes@barlavento.online.pt
Assunto:
Importância: Alta

Boa noite Caro sr. Filipe Antunes,

Sou, Ana Cristina Pressler de Oliveira Duque, moradora na Arruda dos Vinhos e autocaravanistas há pouco mais de 2 anos. Sou autocaravanista itinerante e pretendo continuar a sê-lo!
Tenho constactado que muito se tem escrito nos jornais Algarvios contra os autocaravanistas e em defesa dos parques de campismo.

Para começar quero-lhe informar que não são caravanas os veiculos que têm motor, mas sim autocaravanas ou se quiser escrever auto-caravanas, pois parece que o nome ainda não consta do dicionario ou léxico Português. Por favor não junto todos no mesmo saco, porque uma caravana não pode pernoitar na via publica, não pode ser desatrelada do veiculo que a reboca, tem de ser parqueada em parques de campismo ou no quintal do proprietário.

A autocaravana é um veiculo que paga ISV, Imposto de circulação, tem seguro como qualquer veiculo motorizado e é inspeccionado pelos IPOs, pelo que pode estacionar na via publica em locais com dimensões para o seu gabarito, os seus proprietário podem pernoitar no seu interior desde que ninguém possa ver o que fazem lá dentro.

Isto mesmo foi-me confirmado numa reunião em 19/2/2009, tida entre o MIDAP (movimento a que pertenço) e a GNR Exmo.Senhor Major Luis Branco, no largo do Carmo da qual lhe passo link:

http://midap.blogspot.com/2009/02/midap-colabora-com-gnr-e-gnr-colabora.html

E segundo resposta da GNR a uma carta de esclarecimento pedida pelo CPA que lhe anexo, não é de jeito nenhum proibido os autocaravanistas pernoitarem na via publica.

Num país em crise como o nosso, vamos mandar os autocaravanistas estrangeiros embora ou obrigá-los a ir para parques de campismo enganado-os com uma lei que não existe e seria oposta á que é praticada no resto da Europa?

Em França, Alemanha, Itália, Espanha e outros já foi feita Lei para defender os direitos dos autocaravanistas e castigar os prevaricadores, mas também foram construidas infraestruturas de apoio ao autocaravanismo ou turismo itinerante.

Os Espanhois organizam manifestações de protesto contra algumas localidades no sul de Espanha que querem expulsar as autocaravanas, ver aqui:

http://www.europasur.es/article/comarca/614006/mas/autocaravanistas/recorren/kilometros/por/su/derecho/circular.html

Se reparar bem a Federação dos parques de campismo Espanhola também está do lado dos autocaravanistas e não contra!

Em Portugal o projecto de Lei foi levado a parlamento pela mão do PSD, mas a maioria PS não a quis aceitar, pelo que continua um vazio na Lei. A unica lei que foi actualizada em 2009 refere-se á criação de parques de campismo para autocaravanas. Não a áreas de serviço e pernoita para autocaravanas.

Se levarmos em conta as palavras do sr. Manuel Dias presidente da AECAMP, há em Portugal muitos presidentes de Camaras Municipais e juntas de freguesia que fizeram "ilegalmente" ou "contra a lei" Areas de Serviço e pernoita para autocaravanas. Poderá ser verdade o que esse senhor diz?

Basta consultar a base de dados dessas ASs em : http://cas.comxa.com/ASP.pdf ou http://cas-autocaravanismo.com/8069.html

Após as Jornadas Tecnicas do Algarve Sustentavel o MIDAP fez uma carta de reclamação á Entidade Organizadora que pode ver aqui:

http://midap.blogspot.com/2010/01/debate-no-algarve.html e recebeu a seguinte resposta :

http://midap.blogspot.com/2010/01/resposta-da-direccao-ealgarve.html

Felizmente o interior de Portugal gosta de receber os autocaravanistas, mas será que temos menos direitos do que os outros turistas? Será que não podemos á semelhança de França (Biarritz, Capebreton,etc) ter parques de estacionamento para ACs junto ás praias? junto-lhe foto tirada este verão a um parque de estacionamento junto á praia no meio das dunas (metade para autocaravanas, metade para carros).

Segundo um dos participantes do CCRDA sr. Alexandre Domingues que ouvi discursar no encontro do CPA em Abrantes há pouco mais de um ano:

Cada casal de autocaravanistas estrangeiros faz um gasto diário de €80 a €100 gastos em supermercados, restaurantes e outros durante aproximadamente 180 dias que é o tempo que permanecem no nosso país e na zona do Algarve principalmente. Enquanto que os turistas estrangeiros que vão para os resorts ou hoteis de golf no Algarve fazem um gasto de € 120,00 a € 150 diários durante 15 dias, sendo esses valores liquidados a agencias de viagem no estrangeiro, sem chegarem propriamente aos bolsos dos Portugueses . Será necessario fazer contas?
http://midap.blogspot.com/2009/03/site-da-net-do-tursimo-de-portugal.html

Concordo que os POOCs têm que ser respeitados! Concordo que não se deve destruir e poluir o nosso belo País, mas porque não reclamam as Camaras Municipais da criação de hoteis e apartamentos de luxo em zonas protegidas, ou porque não se torna obrigatorio em todos os municipios de Portugal a criação de estações de tratamento de águas residuais? Sousel não tem, Arruda dos Vinhos não tem, etc.

E no geral os autocaravanistas são pessoas com uma consciencia ecologista...Amantes da natureza e preocupados com um futuro breve.

Desculpe incomodá-lo com um texto tão extenso, mas seria interessante ouvir também a outra "face da moeda" e modificar o modo de pensar sobre o autocaravanismo, principalmente numa época de crise em que todas as opções para entrada de dinheiros em Portugal têm que ser aproveitadas.

Um documentário sobre o que os autocaravanistas pensam seria bastante agradável!
Aguardando a sua melhor resposta
Ana Pressler

A Resposta recebida ontem foi a seguinte
Cara Ana Pressler:

O artigo procurou essencialmente reflectir o que foi referido durante as jornadas técnicas e todas as afirmações estão devidamente atribuídas.

Compreendo a sua posição, mas as situações a que a notícia alude são, de facto, os agrupamentos informais de autocaravanas, em terrenos privados ou zonas húmidas protegidas por decreto-lei e, como tal, ilegais. Não se trata aqui de nenhuma posição contra os autocaravanistas, mas sim de zonas como parques naturais, cujas áreas já foram alvo de inspecções das autoridades e cujas declarações demos conta em edições anteriores do nosso jornal.

Na sessão de Tavira, na qual estive presente, não encontrei (pelo menos de forma identificada) nenhum representante do MIDAP. Caso contrário, teria com todo o gosto incluído a respectiva posição na notícia.

De qualquer forma, vou anotar as sugestões que me fez, e que desde já agradeço, nomeadamente o pdf correspondente a uma resposta emitida pela GNR. Se tiver matéria suficiente, voltarei ao tema numa das próximas edições, naturalmente citando as suas indicações.

Quanto ao estudo a que alude, já solicitei dados concretos, que não me foram enviados até ao momento.

Agradeço desde já a atenção.

Com os meus melhores cumprimentos,
Filipe Antunes | Barlavento
Jornalista
@: filipeantunes@barlavento.online.pt
www: www.barlavento.online.pt

1 comentário:

António Resende disse...

Um contributo deveras interessante.
Temos de ir arregaçando as mangas, para não nos manietarem e termos de ir viajar para outros países.
Os meus parabéns.
4a. feira tentarei no pouco tempo de antena, dar o meu contributo na TVI, já que lá estarei.
Bem haja!
A R