quarta-feira, 24 de março de 2010

Lagoaça quer presença do AC

http://www.jornalnordeste.com/noticia.asp?idEdicao=308&id=13731&idSeccao=2765&Action=noticia

Almeida Santos preserva solar em Lagoaça



"Os solares imponentes e as casas brasonadas remontam aos tempos dos grandes senhores feudais. Envolta em paisagens bucólicas sobre o Douro Internacional, Lagoaça, no concelho de Freixo de Espada à Cinta, assume-se como uma freguesia grandiosa, que contraria o fenómeno de abandono que assola grande parte das aldeias da região.


Com cerca de 700 habitantes, Lagoaça ainda preserva o posto médico e os CTT, serviços essenciais para a população idosa. “São grandes benefícios para as pessoas, visto que evitam deslocações”, enaltece o presidente da Junta de Freguesia de Lagoaça (JFL), Carlos Novais.


O autarca realça que esta é uma das maiores aldeias do concelho de Freixo, tanto em área como em número de habitantes. Apesar da saída de alguns jovens, Carlos Novais salienta que tem havido juventude a radicar-se na freguesia. “Criam o seu próprio negócio ou apostam na agricultura”, acrescenta o responsável.


Lagoaça é uma freguesia tipicamente rural, onde a produção de azeitona e amêndoa assume especial importância. Já nos terrenos acidentados nas encostas do rio Douro vislumbram pomares de laranjeiras, que sobressaem por entre o verde da paisagem.


“Apesar de, na maioria dos casos, se tratar de agricultura de subsistência, também temos alguns agricultores empreendedores, que apostam, sobretudo, na produção de azeitona e amêndoa”, frisa o autarca.


Rica em património edificado, esta aldeia foi, em tempos, pertença de meia dúzia de famílias abastadas e verdadeiras latifundiárias. “As pessoas, posteriormente, é que foram adquirindo pedaços de terra, porque antes isto era só de famílias ricas e poderosas”, conta Carlos Novais.

O solar do presidente do PS, Almeida Santos, é um dos majestosos edifícios que remontam a esses tempos. O socialista tem ligações familiares a esta terra do Nordeste Transmontano, onde preserva a casa herdada pela mulher.


Lagoaça quer aproveitar potencialidades turísticas com a criação de um posto de apoio a autocaravanas"

Sem comentários: