domingo, 14 de março de 2010

Sempre aprendendo...

Na passado dia 5 de Março ao fim da tardinha peguei no volante da AC com destino ao Algarve e á Conferencia Internacional sobre "Energias Renovaveis e Turismo Sustentavel" . A chuva era mais que muita  no caminho, mas devagarinho chegámos a Ourique onde pernoitámos pois os olhos, já estavam a querer fechar por causa do cansaço.
O amanhecer foi cedo para uma esticada de pernas pela calma localidade. Após pequeno-almoço saida direitos a Albufeira ao Hotel Rela Santa Eulália onde o portão se abriu para a nossa entrada e estacionamento junto á recepção.













Do discurso do Dr Mendes Bota destaca-se a oposição dele á exploração de jazigas de petróleo e gaz na Costa Algarvia que certamente viria a poluir todas as belas praias Algarvias. Considera que o casamento entre energias renováveis e o turismo sutentável seria por amor e interesse. Sonha com o dia em que a maioria dos veiculos automovéis a circular no Algarve, sejam movidos a energia eléctrica extraida de painéis fotovoltaicos, visto o Algarve ser uma zona solharenga por excelência.
A ideia de um novo turismo com bases em energias renovavéis e sustentabilidade. Seria um turismo de qualidade e não de massas, com a construção de edificios já adaptados á  necessidade de consumos minimos para uma satisfação de ambiente quente ou frio conforme a época do ano, com o aproveitamente de águas saponáteas para os sitemas de rega das partes envolventes ou para descargas sanitárias. A instalação de paineis-fotovoltaicos em todos os edificios para a redução de despesas na factura da energia consumida e criação de postos de abastecimentos de veiculos eléctricos nos estacionamentos dos hotéis.
Fiquei a saber que a Universidade do Algarve tem feito estudos na area da ambiencia e que aplica esses estudos em creches e escolas para que um dia, mais tarde, serem aplicados em edificios publicos ou privados.
Uma grande verdade que foi dita pelo director da Universidade é que as pessoas estam sempre insatisfeitas : porque está demasiado calor ou porque está demasiado frio. Gostei! Também concordo! Hoje em dia as pessoas andam sempre insatisfeitas. Reclamam porque chove e porque não chove, porque faz calor amais ou frio amais...
Algo de que nunca me tinha lembrado e que fiquei a saber nesta conferencia foi o pormenor de a factura da energia e dos transportes ser a maior fatia das despesas anuaisde um Municipio.
Quando se fala de Óbidos vem-nos á ideia a feira medieval ou a do chocolate... Mas é muito mais do que isso! É um Municipio que se propôs a reduzir as emissões de CO2 em 20% e já atingiu a meta dos 23% em 5 anos. O mesmo se aplicou ao eco-valor e reciclagem de embalagens. Interessante foi o negócio que fez entre firmas fornecedoras de paineis foto-voltaicos e os municipes, em que estes ultimos só tinham de gastar € 1000,00 para adquirir o material e  instalação. Durante os primeiros anos o valor de retorno da energia será em 75% para o fornecedor do material . Após os 9 anos o valor de energia a receber fica por conta do municipe. Dedicaram-se também a distribuir lampadas economizadoras pelos municipes de mais idade e com menos recursos de modo a reduzirem o consumo de energia e dos valores a pagar á EDP.
Gostei bastante da presença do vice-presidente de Obidos, homem enérgico e com gosto no que faz e na terra em que trabalha. Convidou a que todos os presentes fossem visitar a feira de chocolate a decorrer naquele fim-de-semana.
O Dr. Macario Correia da Camara de Faro contagiou com a sua boa disposição todos presentes.
O Dr Rui André falou da sua terra e de que deveriamos  levar em conta os "antigos" e o modo como construiam as suas casas o que as tornava acolhedoras em pleno inverno e frescas no verão. Estes conhecimentos antigos poderiam em muito ajudar os modernos a construir habitações que dispendam menos energia para que as pessoas vivam satisfeitas. Convidou os assistentes á conferencia a irem visitar a feira de enchidos que decorria em Monchique. Brincou com o facto de os enchidos serem uma grande fonte de "energia" de qualidade e de combustão lenta.

A conferencia acabou já passava das 20:00h. Pegámos na AC direitinhos a Silves para visitarmos o Castelo que sofreu obras no ano de 2009 e foi re-aberto ao publico com a presença do Dr. Cavaco Silva.
um dia com mais tempo venho aqui mostrar algumas das duzias de fotos que tirei.
No domingo após a visita ao castelo debaixo de chuva, seguimos o convite que nos fizeram e pé no acelarador direitinhos a Monchique e á feira dos enchidos.




Dentro da feira comprámos umas iguarias da melhor qualidade . Enchidos, presunto, pão e bolos. Pilhas energeticas de longa duração do mais artesanal e puro que há! Não poluem e não são nocivos para a mãe natureza!!!


Sem comentários: