sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Curiosidades de uma semana de férias

Na semana anterior á minha semanita de férias vários amigos me perguntaram onde ia e quantos kms estava a pensar fazer... Sempre respondi que deveriam ser á volta de 3.000kms!
Quando estacionei á porta de casa confirmei no painel da AC que tinha feito precisamente : 3.017,7 kms!!!
Isto de ser bruxa tem muito que se lhe diga.

A média de consumo de toda a viagem, cheia de serras e picos da Europa foi de 9,8 l de gasóleo. Creio que é bastante boa para um carro de 3000cc com 156cv.

Na volta para Portugal entrei por Guimarães onde almoçámos e descansámos um pouco á sombra por que o calor estava demais. Quando programámos o Tó-Tó que o Vitorino nos tinha emprestado, para casa, ele informou que a viagem era de precisamente 500Kms certinhos. Do castelo de Guimarães á Arruda dos Vinhos são 500kms. Interessante!!!

Pernoitámos na AS das termas de S.Pedro do Sul de sábado para Domingo que estava vazia, visto os ACs continuarem a querer pernoitar no parque de carros junto ao rio. Quem nos fez companhia nessa noite foram duas carrinhas com ciganos que tinham um canito super barulhento e um bando de muidos a precisarem de banho.

Durante toda a nossa viagem não vimos maus comportamentos dos ACs em Portugal ou Espanha. Agora em França é normal e corriqueiro abrir mesas, toldos e cadeiras nas ASs para ACs e lá ficarem a comer e ler.
Dá para perceber porque o fazem quando cá chegam. Fora das ASs são estacionadas em todo o lado como um qualquer carro desde que haja 1 boraquinho que sirva.

No pais Basco a palavra autocaravana escreve-se "Autokarabanen"

Para visitar os Picos da Europa de AC deve ser feito o seguinte percurso : começar do lado do mar para Potes (visitar em pormenor porque é lindo) seguir em grande subida para o grande lado em Riano e descer suavemente para Cangas de Oniz. Caso seja feito o percurso inverso a grande subida torna-se numa descida em que se gastam os travoes e se tem de prender a velocidade com uma 2ª engatada...
Mas são lindos de morrer, apesar de nas estradas caberem 2 smarts em cada faixa e nós termos que passar no mesmo espaço com as nossas ACs super grandes com autocarros e camiões em contra-mão. Uma aventura para quem não tem vertigens e adquiriu antes 2kgs bem aviados de calma!!!

2 comentários:

majv disse...

Cuidado que essa "tótó", não é de confiar....rsrsrsrs (ou não seja UMA....isto é fêmea.....femenino.....)
Quanto aos picos da Europa, já os fiz de carro, e são lindos.
Um dia lá voltarei na AC.
Só te faltou dizer uma coisa...quantos Xanax's é que deste ao Rui?
rsrsrsrsrs

João Morgado disse...

Quando lá fui não vi nada por estar um dia de nevoeiro, por isso tenho de lá voltar e com tempo, para no caso de haver nevoeiro poder ficar para o dia seguinte. Quando fôr vou seguir a sugestão do caminho.
Um abraço